Todo projeto de software necessita de estimativas para projetar o tempo que será necessário para desenvolver o software. Com as estimativas você consegue saber quanto tempo e quantos profissionais serão necessários para o projeto. Existem varias formas de estimar um projeto de software cada qual com sua particularidade cabem ao profissional saber qual utilizar para satisfazer melhor as necessidades do projeto.
Vamos dar uma olhada em algumas formas de fazer estimativas de software:
Estimativa Delphi:
Esta forma de estimar é baseada em dividir o problema em tarefas pequenas, estimar o tempo de cada uma e a soma de todas é a estimativa final. Funciona basicamente deixando que cada desenvolvedor estime sua lista de tarefas e após cada um estimar e feita uma comparação entre as estimativas e feita uma reunião para que todos entrem em um consenso.
Estimativa bottom-up
Esta forma de estimar é baseada na divisão das tarefas pequenas, estima-las individualmente e depois fazer à somatória. Basicamente você faz uma linha de raciocínio de baixo para cima isto é das mais fáceis para as mais difíceis.
Planning Poker
Esta é a estimativa mais usada em metodologias ágeis, basicamente você pega todas as tarefas da Sprint para serem estimadas e uma pessoa para ser um moderador geralmente o SCRUM Master, as tarefas são discutidas e após são dadas notas para cada tarefa com base em um jogo de cartas que na maioria das vezes utiliza os números da Fibonacci.
Caso haja alguma discordância as maiores discrepâncias discutem seus pontos de vista e depois e feita mais uma rodada para ver se todos chegam a um consenso. Caso não haja o consenso o mediador poder bater o martelo.
Analise por ponto de função
Esta é uma das formas mais utilizadas em grandes projetos de software e por este motivo vou deixar para explicar em um artigo especifico sobre o assunto.