Vamos falar um pouco sobre C# e o que é .NET

Bom, C# é uma linguagem de programação orientada a objetos que utiliza conceitos de herança, encapsulamento e polimorfismo. É fortemente tipada, pois exige que identifique o tipo do atributo se é inteiro, string etc.

Considerada uma linguagem de alto nível, pois é próxima da linguagem do ser humano, utilizada para desenvolver diversos tipos de aplicações Web, Desktop, Mobile e IOT.

Principal linguagem do .NET Framework, que é a principal plataforma de desenvolvimento da Microsoft. É uma linguagem interpretada, isto é, não se comunica direto com  sistema operacional mas utiliza o framework para que o mesmo interprete para o sistema operacional.

Esta linguagem roda nos principais sistemas operacionais Windows, Linux e MAC com a nova versão .NET Core e o seu principal compilador é o visual Studio.

Trata-se de uma linguagem muito robusta, pois herda os melhores recursos do C++ e em alguns momentos, lembram muito algumas linguagens como Visual Basic, Delphi e Java, mas com pouca inconsistência e anacronismos tornando-a uma linguagem muito eficaz e elegante.

Neste primeiro de muitos posts vou dar uma breve introdução sobre variáveis e me aprofundando no decorrer dos posts.

Em C#, temos alguns tipos primitivos muito utilizados. A seguir vou descrever uma lista com os mais utilizados:

Tipo de dado Descrição Tamanho em bits
Int Inteiro 32
Long Inteiros (intervalo maior) 64
Float Ponto flutuante 32
Double Ponto flutuante com precisão dupla 64
Decimal Valor monetário 128
String Sequencia de caracteres 16 bits por caractere
Char Caractere único 16
Bool Booleano 8

 

No próximo post vou iniciar uma serie de artigos para me aprofundar nesta linguagem, que vem cada vez mais conquistando adeptos.