Escrevendo seu primeiro programa em .NET C#

Continuando com a série de artigos sobre C#, vamos abordar hoje como escrever seu primeiro programa e aos poucos vamos iniciar o uso de variáveis, mencionadas no artigo anterior e demais estruturas desta linguagem de programação.

Quando você inicia um projeto do tipo console no Visual Studio, por padrão ele já inicia com um arquivo denominado “Program.cs” e este define uma classe chamada “Program” que contém um método chamado Main.

Todos os métodos devem ser definidos dentro de uma classe, em artigos futuros vamos abordar mais detalhes sobre classes e objetos. O método “Main” é especial, pois define o ponto de entrada do programa e deve ser declarado como estático.

Dentro das chaves digite a palavra “Console” que é uma classe predefinida que contém os métodos para exibir mensagens na tela e obter entradas a partir do teclado. Para continuar digite um ponto logo após a palavra console e na lista IntelliSense que se abrirá, selecione o método WriteLine que é um método sobrecarregado, ou seja, existe mais de um método WriteLine e todos eles servem para emitir diferentes tipos de dados.

A classe Método “Main” deverá ficar da seguinte maneira:

static void Main(string[] args)

{

                Console.WriteLine(“Hello World”);// Comentário

                Console.ReadLine();

}

Caso a seu método “Main” esteja conforme exemplo acima, você poderá executar seu compilador.

Se você percebeu, existe uma segunda linha com um método “ReadLine” que serve para manter o console aberto até que o usuário acione alguma tecla para que o programa feche.

Acostume-se a digitar pares de caracteres correspondentes para evitar o esquecimento do caractere de fechamento. Outro ponto a ser observado são as duas barras que servem para inserir comentários no seu código, assim permitindo que você documente com algumas dicas para próximas interações.

Por hoje é só, até os próximos artigos.