Uma instrução using coloca em escopo os itens de um namespace e você não vai precisar qualificar, isto é, escrever o nome completo das classes que vai utilizar dentro do seu código.
Todas as classes são compiladas em assembly que é um arquivo cujo nome tem a extensão.dll, mas lembre-se que programas executáveis também são assemblies.
Um assembly pode conter uma ou varias classes, lembrando-se da classe System.Console, ela esta contida em um assemblie que é instalado junto com o VisualStudio e esta presente no .NET FramWork.
Bom é por este motivo que todo Class Library é dividido em assemblies que são agrupados por tipo funcional ou grupo de funcionalidades. Lembrando que C# é uma linguagem orientada a objetos e dividir por grupo funcional mantem a coesão das classes, e isto é uma boa prática de desenvolvimento.
Um detalhe importante é que um assembly pode conter classes de múltiplos namespaces, lembrando que um namespace é uma forma de empacotar grupos de classes, sem que estes grupos se confundam, auxiliando o desenvolvedor na hora de trabalhar com seu código.
Agora segue um exemplo para você criar, basta copiar e usar seu conhecimento do artigo anterior. Tente utilizar seu programa nomeando seu Namespace como “MeuNameSpace”.
class Program
{
//Enumerador utilizado por exemplo para refletir indices de uma tabela de um banco de dados
enum enumarador { Tenis, Shorts, Meia, Oculos }
static void Main(string[] args)
{
//Declaração de um inteiro e atribuição
int i = 5;
//Declaração de uma string ou seja texto e atribuição
string s = “OK”;
//Declaração de um char para atribuição de um caracter
char c = ‘X’;
//Declaração de um ponto flutuante, e atribuição utilizando o caractere F
//para a variavel identificar o tipo da atribuição
float f = 20.00F;
//Declaração e atribuição de um decimal para utilizar para calculos financeiros
//mais recomendado que float em algumas cituações
decimal dec = 20.10M;
//Declaração de duplo e atribução do valor, variavel muito utilizando para softwares matematicos
double dob = 10.1234;
//Declaração e atribuição de um Boleano, ou seja Verdadeiro ou Falso.
bool bo = true;
//Atribuição utiizando conversão explicita
int item = (int)enumarador.Tenis;
}
}
Brinque utilizando atribuições e escrevendo na tela.
Até o próximo artigo.