Arrays são coleções de dados muito importantes quando programamos. Sua vantagem está no fato de serem estruturas baseadas em indice, ou seja, seu conteudo poderá ser acessado por indices.Arrays são coleções de dados muito importantes quando programamos. Sua vantagem está no fato de serem estruturas baseadas em indice, ou seja, seu conteudo poderá ser acessado por indices.
Neste post vamos ver como declarar e utilizar arrays em C#.
Declaração
A declaração desta estrutura é algo relativamente fácil. Porem é importante lembrar que é de extrema importancia sabermos exatamente o tamanho da estrutura, o que acaba sendo uma limitação em alguns casos.
A forma padrão para declarar um array obedece a seguinte estrutura:
tipo[ ] nome = new tipo[tamanho];
Para um array do tipo inteiro de 10 posições, a declaração é da seguinte forma:
int[ ] array = new int[10];
Inserindo dados no array
Basicamente existe duas formas para inserir dados em um array. A primeira é durante a declaração do mesmo. Da seguinte forma:
int[] array1 = new int[5] { 1, 2, 3, 4, 5 };
int[] array2 = { 5, 6, 7, 8, 9 };
O primeiro exemplo é uma de claração explícita de array contendo cinco números inteiros. Caso seja passado menos de cinco posição o compilador vai apresentar erro.
No segundo exemplo, a declaração da quantidade do array é implícita e depende de quantos itens estão dentro das chaves. Nesse exemplo são passados cinco números.
Outra forma de trabalhar com inserção de dados no array é acessando o item utilizando seu índice. Por exemplo, podemos declara de forma simples e então iterar com todos os índices do array, inserindo os valores para cada um dos índices:
int[ ] array = new int[10];
for (int i = 0; i < 10; i++)
{
array[i] = i + 1;
}
Acessando os dados do array
O acesso aos dados é feito de forma simples, lembrando que estamos trabalhando com uma coleção indexada. Então basta acessar o índice e obter seu valor:
Console.WriteLine(array[10]);
Se no exempo acima, tivermos um array com menos de 11 posições o código irá apresentar uma exceção do tipo IndexOutOfRangeException. Portanto, é preciso ter certeza que estamos acessando um índice válido.
Trabalhando com os arrays
Para trabalharmos com arrays existem algumas opções: Laços, onde acessamos seus índices de forma explicita “while, for” ou “foreach” que trabalha de forma implícita:
for (int i = 0; i < 10; i++)
{
Console.WriteLine(array[i]);
}
int i = 0;
while (i < 10)
{
Console.WriteLine(array[i]);
i++;
}
foreach (int x in array)
{
Console.WriteLine(x);
}
Perceba que o foreach trabalha com os elementos da coleção. Isto é possível porque em C# Arrays são coleções implementam a interface IEnumerable, ou sua forma genérica IEnumerable<T>, que oferecem suporte ao foreach.
Até o próximo post.