Continuando com C# Namespaces, assemblies e variáveis

Uma instrução using coloca em escopo os itens de um namespace e você não vai precisar qualificar, isto é, escrever o nome completo das classes que vai utilizar dentro do seu código.

Todas as classes são compiladas em assembly que é um arquivo cujo nome tem a extensão.dll, mas lembre-se que programas executáveis também são assemblies.

Um assembly pode conter uma ou varias classes, lembrando-se da classe System.Console, ela esta contida em um assemblie que é instalado junto com o VisualStudio e esta presente no .NET FramWork.

Bom é por este motivo que todo Class Library é dividido em assemblies que são agrupados por tipo funcional ou grupo de funcionalidades. Lembrando que C# é uma linguagem orientada a objetos e dividir por grupo funcional mantem a coesão das classes, e isto é uma boa prática de desenvolvimento.

Um detalhe importante é que um assembly pode conter classes de múltiplos namespaces, lembrando que um namespace é uma forma de empacotar grupos de classes, sem que estes grupos se confundam, auxiliando o desenvolvedor na hora de trabalhar com seu código.

Agora segue um exemplo para você criar, basta copiar e usar seu conhecimento do artigo anterior. Tente utilizar seu programa nomeando seu Namespace como “MeuNameSpace”.

    class Program

{

//Enumerador utilizado por exemplo para refletir indices de uma tabela de um banco de dados

enum enumarador { Tenis, Shorts, Meia, Oculos }

 

static void Main(string[] args)

{

//Declaração de um inteiro e atribuição

int i = 5;

//Declaração de uma string ou seja texto e atribuição

string s = “OK”;

 

//Declaração de um char para atribuição de um caracter

char c = ‘X’;

 

//Declaração de um ponto flutuante, e atribuição utilizando o caractere F

//para a variavel identificar o tipo da atribuição

float f = 20.00F;

 

//Declaração e atribuição de um decimal para utilizar para calculos financeiros

//mais recomendado que float em algumas cituações

decimal dec = 20.10M;

 

//Declaração de duplo e atribução do valor, variavel muito utilizando para softwares matematicos

double dob = 10.1234;

 

//Declaração e atribuição de um Boleano, ou seja Verdadeiro ou Falso.

bool bo = true;

 

//Atribuição utiizando conversão explicita

int item = (int)enumarador.Tenis;

 

}

}

 

Brinque utilizando atribuições e escrevendo na tela.

Até o próximo artigo.